Segurança e Higiene Alimentar

A manipulação adequada dos alimentos, desde o momento de produção até o consumo, incide diretamente sobre a saúde da população.

Está demonstrada a relação existente entre uma manipulação inadequada dos alimentos e a produção de enfermidades transmitidas através destes. As medidas mais eficazes na prevenção destas enfermidades são as higiênicas, já que na maioria dos casos é o manipulador que o intervém como veiculo de transmissão, por atuações incorretas, na contaminação dos alimentos.

O profissional da alimentação, em qualquer das suas modalidades, tem ante a si, a responsabilidade de respeitar e proteger a saúde dos consumidores por meio de uma manipulação cuidadosa. Para tentar conseguir este objetivo o manipulador deve:

  • Adquirir conhecimento no utensílio e alimento que será manipulado.
  • Desenvolver atitudes de condutas pessoais, como, higiene pessoal e local de trabalho.
  • Incrementar o sentido de responsabilidades aos demais colaboradores.

Assim conseguira melhorar a qualidade do serviço, colaborando na proteção da saúde dos consumidores.

Os germes encontram nos distintos alimentos as condições adequadas para crescer e se multiplicar. Esta multiplicação dos germes constitui em um claro perigo ao consumidor e estabelecimento que esta a produzir.

Para tentar evitar a contaminação dos alimentos, é fundamental conhecer um resumo das formas que os germes chegam a estes:

Existem duas formas de contaminação, sendo elas DIRETAS e INDIRETAS.

Vale citar uma das maiores preocupações em deixar o alimento pronto ao consumidor em locais inapropriados onde o colaborador na hora de servir não estiver tomando todos os cuidados podem contaminar facilmente o alimento, ou até mesmo o consumidor no transporte do local da compra até a sua casa.

Uma opção para resolver este problema com facilidade e competência são as embalagens termoseláveis que se encontram no respectivo site de leitura, onde conseguimos uma praticidade que o alimento saia embalado de dentro da cozinha, toda a sua manipulação não sofre impacto no alimento e temos a facilidade de esquentar diretamente na embalagem.

Com a Plasciti – Soluções Tecnológicas em equipamentos e embalagens, e a sua equipe de Chefs, você tem a parceria para colocar tudo isso em prática, assim trazendo o alimento a mesa dos seus clientes de  forma segura, prática e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *