Segurança e Higiene Alimentar

Segurança e Higiene Alimentar

A manipulação adequada dos alimentos, desde o momento de produção até o consumo, incide diretamente sobre a saúde da população.

Está demonstrada a relação existente entre uma manipulação inadequada dos alimentos e a produção de enfermidades transmitidas através destes. As medidas mais eficazes na prevenção destas enfermidades são as higiênicas, já que na maioria dos casos é o manipulador que o intervém como veiculo de transmissão, por atuações incorretas, na contaminação dos alimentos.

O profissional da alimentação, em qualquer das suas modalidades, tem ante a si, a responsabilidade de respeitar e proteger a saúde dos consumidores por meio de uma manipulação cuidadosa. Para tentar conseguir este objetivo o manipulador deve:

  • Adquirir conhecimento no utensílio e alimento que será manipulado.
  • Desenvolver atitudes de condutas pessoais, como, higiene pessoal e local de trabalho.
  • Incrementar o sentido de responsabilidades aos demais colaboradores.

Assim conseguira melhorar a qualidade do serviço, colaborando na proteção da saúde dos consumidores.

Os germes encontram nos distintos alimentos as condições adequadas para crescer e se multiplicar. Esta multiplicação dos germes constitui em um claro perigo ao consumidor e estabelecimento que esta a produzir.

Para tentar evitar a contaminação dos alimentos, é fundamental conhecer um resumo das formas que os germes chegam a estes:

Existem duas formas de contaminação, sendo elas DIRETAS e INDIRETAS.

\"\"

Vale citar uma das maiores preocupações em deixar o alimento pronto ao consumidor em locais inapropriados onde o colaborador na hora de servir não estiver tomando todos os cuidados podem contaminar facilmente o alimento, ou até mesmo o consumidor no transporte do local da compra até a sua casa.

Uma opção para resolver este problema com facilidade e competência são as embalagens termoseláveis que se encontram no respectivo site de leitura, onde conseguimos uma praticidade que o alimento saia embalado de dentro da cozinha, toda a sua manipulação não sofre impacto no alimento e temos a facilidade de esquentar diretamente na embalagem.

Com a Plasciti – Soluções Tecnológicas em equipamentos e embalagens, e a sua equipe de Chefs, você tem a parceria para colocar tudo isso em prática, assim trazendo o alimento a mesa dos seus clientes de  forma segura, prática e eficiente.

Você também pode gostar

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Scroll to Top